sábado, 14 de abril de 2012

ZEUS

Zeus (em grego: Ζεύς) é, na mitologia grega, o mais importante dos Olímpicos.
É conhecido pelos romanos com o nome de Júpiter (em latim: Iuppiter).
É o Rei dos Deuses e deus do Trovão, da luz, do céu claro.
Filho de Crono e Reia e pai de Atena, Hefesto, Apolo, Artémis, Ares, Afrodite, Hermes, Dioníso e outros.

Gaia e Úrano, pais de Crono, previram que este seria destronado por um dos seus filhos. Por esta razão, devora os seus filhos à nascença. No entanto, Reia consegue esconder o seu último filho, Zeus, numa gruta do monte Dicte, em Creta. Dá ao seu esposo uma pedra em volta em ligaduras, que é devorada por Crono.

Quando chega à idade adulta, o jovem deus está disposto a vingar-se. Com o auxílio de Métis, a prudência, ofereceu a Crono uma infusão, que o obrigou a vomitar os seus cinco filhos: Hera, Posídon, Héstia, Hades e Deméter. Como estes eram imortais, desenvolveram-se dentro do estômago de Crono.
Assim, Zeus tornou-se Senhor do Céu e a divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologa Grega ao banir os Titãs para o Tártaro (abismo do reino dos mortos) e afastou o pai do trono. Segundo as palavras de Homero, prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado reconquistar o poder de Zeus e dos deuses do Olimpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário